A infiltração no joelho, também conhecida como injeção intra-articular ou viscossuplementação, é um procedimento médico no qual um medicamento é injetado diretamente na articulação do joelho. Essa técnica é frequentemente usada para aliviar a dor e reduzir a inflamação associada a condições como artrite, artrose, lesões articulares e sinovite.
Geralmente duas substância são utilizadas:
A articulação normal do joelho apresenta um líquido sinovial no seu interior que tem a função principal de nutrir as células da cartilagem, diminuir o atrito da articulação e amortecer a carga que passa no joelho. Quando a articulação do joelho apresenta um processo degenerativo, como a artrose, este líquido sinovial sofre modificações e perde as funções originais, levando a um maior desgaste da cartilagem e piora dos sintomas.
A Viscossuplementação ou Infiltração de ácido hialurônico têm a função de restabelecer a quantidade de ácido hialurônico “perdida” no líquido sinovial e restaurar a sua função normal, promovendo a melhora da dor, mobilidade e preservando a cartilagem que esta saudável.
Antes de indicar uma infiltração de joelho do joelho o ortopedista deve fazer uma consulta para entender o histórico do paciente, a principal queixa que pode ser desde dor até a sensação de crepitação no joelho (como se tivesse areia dentro do joelho), dificuldade esportiva ou eventualmente dores nas atividades do dia a dia, como por exemplo subir/descer escadas e agachar.
Após essa primeira etapa a ressonância magnética costuma ser solicitada para avaliar qual o grau de desgaste do joelho.
Normalmente o ácido hialurônico é indicado nos graus 3 e 4 sendo que a grande maioria dos paciente sentem uma importante melhora dos sintomas.
Já a infiltração no joelho com corticoide pode ser indicada para situações onde existe um processo inflamatório intenso no joelho acompanhado de dor. Outras indicações para o corticoide são em situações específicas de tendinite patelar, tendinite da pata de ganso ou síndrome do trato iliotibial.
A infiltração no joelho com ácido hialurônico pode ser realizada na clínica ou consultório com os devidos cuidados de higiene e antissepsia, incialmente é realizado analgesia com xylocaina, em seguida o ortopedista faz a aplicação do ácido hialurônico. Não é necessário um ambiente hospitalar para a realização deste procedimento.
Após a infiltração no joelho o paciente pode caminhar ou dirigir sem problemas, devendo evitar esforço mais vigoroso nas 48 horas subsequentes a infiltração.
Como ortopedista especialista em joelho realizo infiltrações de ácido hialurônico ou corticoide em meu consultório, fica em Moema. Realizamos anestesia previamente e tomamos todas as medidas de precaução, nunca tivemos um caso de infecção apesar de ter realizado milhares vezes esse procedimento.
Quando realizado anestesia antes a dor da infiltração do joelho pode ser considerada leve, infelizmente muitos ortopedistas acabam por fazer a infiltração diretamente sem anestesiar e isso pode causar dores mais intensas e estigmatizar esse procedimento como doloroso.
O número de aplicações depende basicamente da marca de produto a ser utilizada. Atualmente, o mercado brasileiro apresenta produtos que podem variar de 1 a 5 aplicações. Os estudos atuais não demonstram superioridade entre os diferentes produtos utilizados.
O tempo estimado dos efeitos do ácido hialurônico no joelho variam entre 6 a 12 meses na média e do corticoide até 30 dias. Lembrando que a infiltração repetida de ácido hialurônico é recomendada, já do corticoide deve ser evitada pois pode levar degeneração articular quando realizada por muitas vezes.
Sim, quase todas as articulações podem se beneficiar dos efeitos positivos do ácido hialurônico quando bem indicado. Frequentemente são realizadas no ombro, quadril e tornozelo.
Na prática os valores variam entre 700,00 a 4.000,00 reais por aplicação.
A infiltração com ácido hialurônico ou viscossuplementação é considerado um procedimento de alto custo. Alguns convênios apresentam cobertura para realização deste procedimento.
O custo do produto varia muito e depende do fabricante e número de doses utilizadas. Consulte um ortopedista especialista em joelho para ter maiores detalhes dos valores e produtos utilizados.
Após a infiltração no joelho a grande maioria dos paciente não costumam apresentar dor ou desconforto maior, apenas uma sensação de pressão que dura 24 a 48h, pode ser amenizada com bolsa de gelo 15 minutos 2-3x dia. Eventualmente 1 a cada 10 ou 20 pacientes refere dor de maior intensidade que pode ser amenizada com repouso relativo e uso da anti-inflamatórios.
Alguns pacientes acreditam que se fizerem infiltração com ácido hialurônico no joelho vão criar algum tipo de dependência, isso não é verdade. O fato de você ter realizado não irá fazer com o seu corpo produza uma quantidade menor da substância ao longo do tempo, justamente o contrário.
Referência bibliográfica
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!