O esporão de calcâneo é uma calcificação (entesite) que se forma no osso do calcanhar, como se fosse um bico. Na maioria das vezes o paciente só descobre que tem após ter sintomas e procurar um serviço médico. Veja também o que é Sindrome de Haglund (dor atrás do calcanhar)
Nesse post vou responder as principais dúvidas sobre o tema:
Esporão de calcâneo: o que é, causas e sintomas
- O que é o esporão de calcâneo? O esporão calcâneo é uma formação óssea anormal que se desenvolve na parte inferior ou posterior do calcanhar.
- Quais são as causas do esporão calcâneo? As principais causas incluem sobrecarga repetitiva ou estresse nos ligamentos ou tendões. Além disso uso de calçados inadequados, obesidade, problemas biomecânicos e doenças inflamatórias como a fascite plantar.
- Quais são os sintomas da dor de esporão calcâneo? Os sintomas aparecem em conjunto com a inflamação da fáscia plantar e os mais comuns são dor aguda ou crônica no calcanhar ao caminhar, ao levantar de manha e após ficar em pé por período prolongado.
Tratamento de esporão calcâneo, prevenção e diagnóstico
- Como é feito o diagnóstico do esporão calcâneo? A suspeita inicia-se com o histórico médico somado ao exame físico, a radiografia confirma o diagnóstico.
- O esporão calcâneo pode ser prevenido? Normalmente não porque o diagnóstico só é feito após o paciente ter sintomas. Todavia uso de calçados adequados, peso controlado e menor sobrecarga nos pés pode ajudar na prevenção.
- Qual é o tratamento de esporão calcâneo? Quando há sintomas o tratamento começa com gelo, repouso relativo, uso de anti-inflamatórios, fisioterapia e palmilhas.
Dor no calcanhar: palmilhas, calçados e exercícios
- Quando a cirurgia é indicada para o esporão calcâneo? A cirurgia é um tratamento de exceção, a regra é a melhora dos sintomas de forma conservadora.
- Exercícios podem ajudar a aliviar a dor do esporão calcâneo? Exercícios de fortalecimento da musculatura do pé e panturrilha ajudam aliviar e prevenir os sintomas. O alongamento também é importante pois diminui a sobrecarga no pé.
- O uso de palmilhas ortopédicas é eficaz no tratamento do esporão calcâneo? A grande maioria dos pacientes relata melhora dos sintomas com uso de palmilhas, elas podem ser desde uma simples calcanheira de silicone até palmilhas customizadas visando a melhor acomodação e distribuição de carga.
- A fisioterapia é importante no tratamento do esporão calcâneo? A fisioterapia consegue melhorar os sintomas, desinflamar, trabalhar na prevenção de recorrência e orientar exercícios que podem ser realizados no futuro. Dessa forma é fundamental.
- Quais calçados são recomendados para quem tem esporão calcâneo? Calçados acolchoados e com a parte posterior onde apoia o calcâneo um pouco mais elevado, pois assim relaxa a fáscia plantar e diminui a sobrecarga.
- Como a obesidade afeta o esporão calcâneo? Quanto maior o peso maior a sobrecarga nos pés, dessa forma aumenta a chance do paciente vir a ter sintomas e dificulta bastante a reabilitação, que já costuma demorar entre 2-3 meses.
- O que é a fascite plantar e como está relacionada ao esporão calcâneo? A fáscia plantar é um ligamento que conecta o osso do calcanhar até a base dos dedos, a calcificação em sua origem junto ao calcanhar é denominada esporão calcâneo. Quando ela inflama os sintomas aparecem.
- O esporão pode ser atrás do calcanhar ? Sim, quando há a calcificação do tendão calcâneo. Muitas vezes é observado no exame físico uma proeminência atrás do pé.
- Qual a diferença entre esporão calcâneo e tendinite do calcâneo? O esporão calcâneo é uma formação óssea no calcanhar, enquanto a tendinite do calcâneo é a inflamação do tendão de Aquiles, localizado na parte posterior do calcanhar. Ambos podem causar dor no calcanhar, mas têm causas e tratamentos diferentes.
- Quando devo procurar um médico para esporão calcâneo? Quando os sintomas forem acima de intensidade leve ou passados 7-10 dias sem melhora com os tratamentos caseiros.
Referência bibliográfica
Explicação bastante esclarecedora.
Muito obrigado