Dor no tornozelo na parte da frente

Dor no tornozelo tem diversas causas como artrose, torção, trauma, lesão ligamentar, lesão de tendões e impacto anterior. Nesse texto irei explorar a dor anterior no tornozelo, uma condição muito frequente no dia a dia do consultório mas pouco diagnosticada.

O impacto anterior do tornozelo acontece quando existe o impacto entre dois osso: tíbia e o tálus, isso porque pode crescer um “bico de osso” nesses ossos e quando fazermos o movimento de dorsiflexão (contrário do movimento de acelerar) essas proeminências ósseas se colidem causando dor.

Nesse post Dr Thiago Protta ortopedista esportivo e com atuação em pé, tornozelo e joelho irá explicar doença.

Anatomia do tornozelo

O tornozelo é uma articulação complexa formada por dois ossos da perna (tíbia e fíbula) e um osso do pé (tálus), diversos ligamentos sendo os principais o ligamento talofibular anterior, calcâneo fibular, tibiofibular posterior e deltóide.

anatomia-do-tornozelo-rx

A estabilidade do tornozelo possui três pilates:

1. ligamentos – evitam o excesso do movimento
  2. encaixe ósseo – a tíbia e fíbula formam como se fosse uma pinça no tálus (veja a imagem)
  3. músculos – estabilidade dinâmica, ou seja, quando o tornozelo começa a torcer os músculos contraem para traze-lo de volta a posição normal

Causa da dor na frente do tornozelo – Síndrome do Impacto anterior

Devido a múltiplas torções, sequela de fratura e atividades repetidas de alto impacto pode ocorrer a formação de um “bico ósseo” na região anterior da tíbia e/ou do tálus e quando o tornozelo realiza o movimento de dorsiflexão (contrário do movimento de aceleração do pé) ocorre o impacto entre esses ossos.

Dessa forma o paciente pode sentir

1. dor
  2. rigidez
  3. instabilidade
  4. inchaço
  5. limitação para a prática esportiva – como por exemplo corrida
  6. dificuldade de subir uma ladeira
imagem de ressonância magnética mostrando o motivo da dor no tornozelo - esporão anterior

Diagnóstico da Sindrome do Impacto Anterior

O diagnóstico é baseado no histórico ortopédico do paciente mais exame físico, nesse é possível sentir uma proeminência óssea na região anterior do tornozelo e limitação da mobilidade. A radiografia deixa bem claro essa condição e exames como tomografia ou ressonância magnética ajudam no planejamento cirúrgico.

Tratamento conservador

O tratamento sem cirurgia visa melhorar a dor e mobilidade do tornozelo, sendo bem efetivo para estágios iniciais e intermediários da doença.

1. gelo após atividade física – 15-20 minutos
  2. utilizar calçados com a parte do calcanhar mais elevada que a parte da frente do pé (antepé)
  3. calcanheiras de silicone ou palmilhas customizadas
  4. fisioterapia
  5. medicação analgésica ou anti-inflamatória em momentos de crises

Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico é indicado quando

1. falha do tratamento conservador
  2. importante limitação do arco de movimento
  3. dor e limitação para as atividades esportivas
cirurgia de tornozelo para impacto anterior

A cirurgia basicamente se resume a ressecar essa parte que esta mais proeminente, podendo ser complementada pelo alongamento da musculatura da panturrilha (quando está encurtada).

Perguntas e respostas – dor na frente do tornozelo

O que pode ser dor no tornozelo após correr ?

Reposta: A dor anterior no tornozelo após corrida esta frequentemente relacionada a Síndrome do Impacto anterior, costuma melhorar com repouso, gelo e uso de anti-inflamatórios (quando mais intensa). Outros sintomas incluem dor para começar a correr e inchaço.

Dor no tornozelo para subir escadas o que é ?

Resposta: Conforme subimos escadas em um determinado momento os ossos do tornozelo se aproximam e podem entrar em atrito, resultado em dor. Quando há entesófitos anteriores (bico de osso) existe um aumento da intensidade desse atrito resultando em dor na frente do tornozelo.

O que é dor na parte anterior do tornozelo ?

Resposta: Uma condição frequente e pouco diagnosticada chama-se Sindrome do Impacto anterior (atrito entre o tálus – osso do tornozelo) e a tíbia (osso da perna). Costuma causar dor na parte anterior do tornozelo.

1. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/sprained-ankle/symptoms-causes/syc-20353225#:~:text=A%20sprained%20ankle%20is%20the,partially%20tear%20or%20tear%20completely.