Dr Thiago Protta especialista em artroscopia do joelho e cirurgia do joelho explica nesse texto tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento.
A artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite fazer diagnósticos e tratar diversas doenças do joelho, como por exemplo reconstrução do ligamento cruzado anterior. Normalmente são feitas duas incisões (portais) de meio centímetro onde são utilizadas para colocar uma câmera que permite a visualização de todas as estruturas internas como meniscos, ligamentos e cartilagem. Na outra incisão é possível a utilização de diversas pinças específicas que ajudam a realizar os procedimentos, como por exemplo a sutura meniscal.
Como é realizada a artroscopia no joelho?
A técnica de artroscopia no joelho é realizada por um ortopedista, geralmente especialista em cirurgia do joelho, sob anestesia geral ou raquianestesia. A câmera transmite as imagens do interior da articulação em um monitor, permitindo ao cirurgião trabalhar com alta precisão.
Existe uma infusão de soro fisiológico dentro da articulação com objetivo de abrir espaço para o cirurgião conseguir trabalhar dentro da articulação . O procedimento geralmente leva entre 20-60 minutos, podendo durar mais em cirurgias de maior complexidade.
Qual médico realiza artroscopia de joelho ?
A artroscopia de joelho é preferencialmente realizada por um ortopedista especialista em cirurgia do joelho, visto que por ser um procedimento corriqueiro acaba por ter bastante experiencia. Dessa forma o índice de bons e ótimos resultados é elevado.
Artroscopia no menisco
Na imagem abaixo vemos imagens da artroscopia no menisco.
Principais indicações de artroscopia do joelho
- Lesões de menisco
- Lesões de ligamentos cruzados
- Cartilagem danificada ou degeneração (artrose)
- Corpos livres articular
- Inflamação do revestimento da articulação (sinovite)
Essas condições podem estar associadas a dor, inchaço e limitação de movimento.
Vantagens da Artroscopia no Joelho
Entre as vantagens deste procedimento estão:
- Menos dor pós-operatória
- Recuperação mais rápida
- Redução de risco de infecções
- Menores cicatrizes
- Retorno mais rápido às atividades diárias
Artroscopia – Tempo Estimado de Recuperação
O tempo de recuperação da artroscopia do joelho depende do procedimento que foi realizado, aqui coloquei estimativas relacionadas aos principais procedimentos:
- Meniscectomia: recuperação geralmente de 4 a 6 semanas
- Sutura do menisco: cerca de 3-6 meses
- Reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA): cerca de 6 a 9 meses
- Revisão do ligamento cruzado anterior (segunda cirurgia de reconstrução do mesmo joelho): entre 9-12 meses.
Recuperação Pós-Operatória – Artroscopia de joelho
A recuperação imediata da artroscopia de joelho inicia com a aplicação gelo para controle da dor e inchaço. Utilização de anti-inflamatórios e analgésicos para melhora do conforto. Uso de remédios específicos para evitar trombose. Utilização de par de muletas. Elevação do membro que foi operado.
Depois dessa fase imediata inicia-se a fisioterapia seguida por exercícios de ganho de força e mobilidade. Por último é realizado o gesto esportivo (movimentos que imitam o esporte) até a liberação total para o retorno a determinado esporte.
Tempos estimados de recuperação após artroscopia
Ligamento cruzado anterior ou sutura de menisco
- 2 semanas usando par de muletas
- Fisioterapia pode ser iniciada logo após a cirurgia
- bicicleta ergométrica por volta de 2 semanas
- musculação e corrida 4 meses
- futebol ou outras atividades mais intensas a partir de 8 meses (para não profissionais)
Meniscectomia – raspagem do menisco
- par de muletas por 1-2 semanas
- fisioterapia imediata
- retorno completo ao esporte por volta de 3-6 semanas
Possíveis complicações
Apesar de raras elas incluem sinovite (processo inflamatório que resulta em dor e inchaço do joelho), infecção, trombose, dor residual, eventual falha do objetivo a que o procedimento foi proposto, alterações vasculares e neurológicas.
Em conclusão, a artroscopia do joelho é um procedimento altamente eficaz com benefícios significativos. No entanto, a recuperação exige paciência, adesão ao plano de reabilitação e uma comunicação constante com a equipe médica. Com os devidos cuidados, os pacientes podem esperar um retorno às suas atividades com menos dor e melhor desempenho do joelho.
Referência bibliográfica