A dor lateral no joelho é uma queixa muito comum e atinge pessoas de várias idades por diferentes motivos. Isso significa um jovem atleta pode referir dor na região lateral do joelho assim como um idoso sedentário, mesmo tendo causas diferentes. Nesse texto irei explicar as 5 principais causas.
Você também pode se interessar por: anatomia do joelho, dor no joelho, inflamação no menisco.

Principais Causas de Dor Lateral no Joelho
- Síndrome do Trato Iliotibial
- O trato iliotibial é um tendão localizado na região lateral da coxa que insere-se na tíbia, logo abaixo da articulação do joelho.
- Ele é um estrutura rígida que pode atritar-se com a parte mais proeminente do fêmur (epicôndilo lateral) e resultar em dor, especialmente em corredores de rua ou ciclistas.
- Sintomas: dor na região lateral do joelho que piora durante e após a atividade física.
- Tratamento: correção do gesto esportivo quando necessário, alongamento do trato iliotibial, fortalecimento da musculatura específica, bolsa de gelo e fisioterapia.
- Lesão do Ligamento Colateral Lateral (também chamado de ligamento colateral fibular).
- Resulta de traumas ou torções do joelho. O trauma típico é quando a pessoa leva um chute (por exemplo) na região interna do joelho, dessa forma o ligamento na região lateral (externa) é sobrecarregado.
- Sintomas: Dor aguda, inchaço, dificuldade de apoiar o pé. Muitas vezes pode estar acompanhado de outras lesões como lesão de menisco, ligamento cruzado anterior ou fraturas.
- Tratamento: quando é uma lesão isolada na maioria das vezes não requer cirurgia, todavia quando associado a outras lesões pode necessitar de tratamento cirúrgico. Além disso é necessário avaliar o grau de instabilidade gerada por a lesão desse ligamento.
- Lesão Meniscal Lateral:
- O menisco tem um formato de “C” sendo que o existe o menisco medial que fica na região interna do joelho e o menisco lateral (região externa). As principais funções são de amortecimento e estabilidade. A consistência assemelha-se a uma borracha escolar.
- Mecanismo de trauma: movimentos rotacionais do corpo com o pé preso ao solo, traumas diretos durante atividades esportivas, lesões degenerativas relacionadas a idade.
- Sintomas: Dor lateral no joelho ou região posterior, inchaço e sensação de travamento ou que o joelho vai falhar.
- Tratamento: de forma bem resumida quando não há sintomas o tratamento é conservador com fisioterapia, não obstante nos pacientes sintomáticos a artroscopia pode ser necessária.
- Artrose Lateral:
- Desgaste da cartilagem na região lateral do joelho, mais comum em idosos ou pessoas com desalinhamento articular – joelho valgo (veja neste post os alinhamentos do joelho).
- Sintomas: Dor lateral no joelho crônica com momentos de melhora e piora, estalos, sensação de rigidez após ficar imóvel por período prolongado e limitação de movimento.
- Menisco Discóide:
- O menisco discóide é uma variação anatômica congênita onde o menisco, em vez de ter formato de “C”, possui uma forma mais espessa e arredondada. Nessa situação há maior chance de haver rupturas e dor na região lateral do joelhos, sintomas comumente vistos em crianças e adolescentes.
- Sintomas: Dor lateral no joelho recorrente, estalos ao dobrar e esticar o joelho, sensação de travamento ou falseio.
- Tratamento: de forma geral podemos dizer que inicia-se pelo tratamento conservador através de fisioterapia, quando há falha desse tratamento a artroscopia e remodelamento do menisco é indicada.

Dor No Joelho na Lateral Externa – sintomas
- Dor localizada na parte externa do joelho.
- Sensação de calor ou inchaço.
- Dificuldade para prática esportiva ou dor após realiza-la.
- Sensação de que o joelho vai falhar.
- Estalos ou travamento durante atividades físicas.
Um ortopedista especialista em joelho deve ser procurado para ajudar no tratamento.
Diagnóstico da Dor Lateral no Joelho
O diagnóstico envolve:
- Consulta ortopédica
- anamnese: entender como os sintomas iniciaram, a intensidade, duração, fatores que aumentam ou diminuem a dor, realizar diagnósticos
- exame físico: fundamental para confirmar ou excluir as hipóteses previamente levantadas, avaliar a localização da dor, testar os meniscos e ligamentos, avaliar o alongamento e trofismo muscular.
- Exames de Imagem: a depender das suspeitas radiografias, tomografia, ultrassom ou ressonância pode ser solicitada.
Tratamento para Dor Lateral no Joelho
O tratamento depende da causa e da gravidade da dor, mas inclui:
- Repouso: respeitar intervalo adequado entre os treinos, evitar atividades que causem ou aumentem as dores.
- Aplicação de Gelo: 15-20 minutos 3x ou mais vezes ao dia.
- Fisioterapia: inicia com o controle da dor e inflamação evoluindo para exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.
- Medicamentos: Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser prescritos.
- Infiltrações: ácido hialurônico tem sido amplamente realizado para casos de desgaste da articular apresentando excelentes resultados. Um procedimento minimamente invasivo que visa melhorar a dor, mobilidade e preservar a cartilagem que está saudável.
- Cirurgia: Indicada apenas em lesões mais graves ou na falha do tratamento conservador.
Tratamento da Dor Lateral no Joelho
Causa | Sintomas | Tratamento |
---|---|---|
Síndrome do Trato Iliotibial | Dor progressiva ao correr ou pedalar | Repouso, gelo, fisioterapia, alongamento |
Lesão do Ligamento Colateral Lateral | Dor aguda, inchaço, instabilidade | Repouso, imobilização, fisioterapia |
Lesão Meniscal Lateral | Dor localizada, inchaço, travamento | Fisioterapia, artroscopia nos casos graves |
Artrose Lateral | Dor crônica, estalos, limitação | Fortalecimento quadríceps e quadril, viscossuplementação |
Menisco discóide | Dor recidivante, estalos, travamento | Fisioterapia ou cirurgia |
Prevenção da Dor Lateral no Joelho
Algumas dicas importantes são:
- Fortalecimento muscular: músculos bem preparados diminuem a sobrecarga articular, os principais grupos envolvidos são músculos do quadril, coxas e panturrilha.
- Evite Aumento Abrupto de Intensidade dos Treinos: siga orientações de um preparador físico qualificado quando está buscando desempenho.
- Use Calçados Adequados: tênis para corrida devem ser trocados a cada 600-800 km sendo que aqueles que correm mais de 2x na semana devem realizar rodízio entre eles.
- Aqueça e Alongue: bom alongamento e aquecimento pré prática esportiva ajuda bastante.
- Mantenha um Peso Saudável: excesso de peso sobrecarrega o joelho e aumenta o risco de lesões.
Conclusão
A dor lateral no joelho pode afetar diretamente a qualidade de vida e atividades esportivas. Infelizmente é algo muito comum e pode atingir pessoas de várias faixas etárias. Entretanto o tratamento costuma ser eficaz e o diagnóstico precoce evita maiores complicações.
Agende um consulta hoje mesmo – estamos a disposição.
Referências bibliográficas