Pular para o conteúdo

Lesão do ligamento colateral medial

A lesão do ligamento colateral medial também conhecido como colateral tibial é um problema relativamente comum no Brasil devido a popularidade de esportes como futebol, vôlei e basquete.

Anatomia do Ligamento Colateral Medial (LCM)

O ligamento colateral medial é fundamental para estabilização do joelho devido ao fato de conectar o fêmur (osso da coxa) a tíbia (osso da perna) na região interna do joelho. Esse ligamento tem por característica grande resistência e capacidade de cicatrização, diferentemente do ligamento cruzado anterior ou posterior.

O LCM tem duas bandas: superficial e profunda. A superficial é maior e mais resistente, já a profunda é mais curta e mais frágil.

Função do Ligamento Colateral Medial

A principal função do ligamento colateral medial é evitar que o joelho dobre para dentro (valgo – como podemos ver na figura abaixo). Além disso, possui uma função secundária para ajudar na estabilização rotacional do joelho impedindo o excesso de movimento entre o osso da coxa e da perna, normalmente relacionados à mudança de direção durante a corrida.

joelho em valgo, quando o pé fica preso e o corpo gira

Mecanismo de Lesão do LCM

O ligamento colateral medial normalmente é lesionado quando há uma força que “empurre” o joelho para dentro (em direção ao outro joelho). Esse trauma pode ser direto quando alguém bate na parte de fora do joelho empurrando-o para dentro ou trauma indireto, nessa situação o paciente se machuca sozinho, comumente relacionado à mudança de direção quando o pé fica preso ou movimento de aterrissagem após um salto.

Classificação das Lesões do LCM

As lesões do LCM são classificadas em três graus, dependendo da severidade:

  1. Grau 1: estiramento leve das fibras do ligamento com poucas ou nenhuma sendo rompido. O joelho costuma ficar levemente doloroso e eventualmente apresentar inchaço. A estabilidade do joelho encontra-se preservada.
  2. Grau 2: estiramento moderado resultando em ruptura parcial das fibras, a dor é mais intensa no grau 1 bem como o tempo de recuperação que gira em torno de 6-8 semanas.
  3. Grau 3: lesão completa do colateral medial, relacionada a traumas de grande energia como acidentes de moto. Nessa situação a instabilidade é grosseira.

Diagnóstico da lesão do LCM

Uma consulta baseada na história relatada pelo paciente somada ao exame físico apresenta grande acurácia para o diagnóstico da lesão do ligamento colateral medial. Durante o exame físico o ortopedista especialista em joelho consegue avaliar qual o grau de instabilidade resultante da lesão. Além disso avalia os demais ligamentos (mais frequente o ligamento cruzado anterior) e meniscos que podem ter sido machucados de forma simultânea.

Quando há dúvida diagnóstico ou necessidade de avaliar o grau da lesão exames complementares são solicitados, entre eles o que possui maior acurácia é a ressonância magnética.

imagem de ressonância magnética - em vermelho vemos o ligamento colateral medial

Tratamento da lesão do colateral medial

O tratamento baseia-se na gravidade da lesão.

  1.  As lesões grau 1 geralmente melhoram com um repouso relativo, uso de anti-inflamatórios e compressas com gelo
  2. As lesões grau 2 acrescentamos a fisioterapia, elevação do membro afetado visando melhorar o inchaço, prescrição de fisioterapia, joelheiras podem ser indicadas e o tempo de recuperação chega a 3 meses.
  3. As lesões grau 3 quando não requerem cirurgia o tratamento se assemelha ao grau 2, todavia a cirurgia para reconstrução pode ser indicada, especialmente quando há associação com outras lesões ligamentares, por exemplo do ligamento cruzado anterior

Resumo da lesão do colateral medial

A lesão do LCM é frequente no brasil especialmente a prática do futebol, artes marciais e demais esportes que envolvem pulo e mudança brusca de direção. O diagnóstico preciso e precoce ajudam ao retorno mais rápido e evitar possíveis sequelas (como cicatrização de baixa qualidade do ligamento).

Em caso de suspeita de lesão do ligamento me coloco a disposição para ajudar no diagnóstico e tratamento.

5 perguntas sobre ligamento colateral medial

  1. O que é o Ligamento Colateral Medial (LCM)?

O Ligamento Colateral Medial (LCM) é um estrutura parecida com um fita que conecta o osso da coxa e da perna na região de dentro do joelho e se caracteriza por ser bastante resistente.

  • Quais são as causas comuns de lesão do LCM?

As lesões do LCM geralmente resultam de traumas diretos na parte externa do joelho, como em esportes de contato (futebol, basquete) ou em quedas e acidentes. Movimentos bruscos ou torções também podem causar a lesão.

  • Quais são os sintomas de uma lesão do LCM?

O principal sintomas da lesão do ligamento colateral medial é dor a palpação da região interna do joelho e dor relacionada a prática de esportes que evolvam movimentos rotacionais do joelho.

4. Como é diagnóstica a lesão do LCM?

O diagnóstico é relativamente fácil através de história e exame físico realizado por um especialista em joelho experiente. Exames complementares podem ser solicitados.

  • Qual é o tratamento para a lesão do ligamento colateral medial?

Na grande maioria das vezes seguimos o protocolo PRICE: proteção do joelho, repouso, gelo (ice), compressão e elevação. A fisioterapia é um ótimo recursos também.

Siga nosso canal no youtube https://youtu.be/zJCol-qIQR8?si=yOyWFhy2iUBVPo4P

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta.
Agende uma consulta