Pular para o conteúdo

Luxação no Joelho, não confunda com contusão no joelho

O termo luxação no joelho refere-se a um desencaixe da articulação, algo bastante grave e com possíveis complicações sérias. Diferente do que muitos pensam e se referem a qualquer batida como “apenas uma luxação”. Esse artigo irá explicar com detalhes e de forma didática tudo o que você precisa saber.

luxação no joelho, radiografia mostrando bom alinhamento do osso e o segundo raio x mostrando a luxação

O Que é Luxação no Joelho?

Luxação no joelho ocorre quando os ossos da articulação do joelho se deslocam completamente de suas posições anatômicas. Isso resulta em danos significativos a múltiplos ligamentos (como ligamento cruzado anterior, posterior, colaterais), tendões, eventualmente até nervos e vasos sanguíneos. A luxação do joelho é considerada uma emergência médica que requer atenção imediata para evitar complicações graves.

O que seria uma contusão no joelho ?

Contusão se refere a qualquer trauma contuso, como por exemplo, bater o joelho no chão, no painel do carro, levar um chute, etc. Pode ser desde baixa até alta energia, sendo que nos casos mais graves pode resultar na própria luxação do joelho.

Luxação no joelho é grave ?

Sim, bastante grave. Necessita de atendimento emergencial e por equipe especializada com objetivo de diminuir a chance de possíveis sequelas. Além do alivio da dor que costuma ser intensa.

Causas da Luxação do Joelho

Traumas Diretos

A causa mais comum de luxação no joelho é um trauma direto, especialmente relacionados a acidentes de moto, mas também vemos em acidentes de carro (média a alta velocidade), quedas graves ou impactos fortes durante atividades esportivas. O joelho é uma articulação muito forte e resistente, dessa forma a energia do trauma para causar a luxação também precisa ser alta.

Lesões Esportivas

  • futebol: por exemplo levar um carrinho, normalmente “maldoso”
  • rugby ou futebol americano: quando o atleta leva um tackle
  • corridas de carros ou motos

Condições Médicas

Algumas condições médicas, como a frouxidão articular, podem aumentar o risco de luxação do joelho. Pacientes com ligamentos mais frouxos ou articulações mais flexíveis estão mais propensos a sofrer este tipo de lesão.

luxação do joelho, visivelmente com deformidade articular

Luxação do joelho sintomas

Os sintomas de uma luxação no joelho são bastante importantee geralmente incluem:

Dor Intensa

A dor é imediata e grave.

Deformidade Visível

A articulação do joelho pode parecer fora do lugar, com uma deformidade grosseira evidente.

Inchaço e Hematomas

Inchaço rápido e grande, além de hematomas são comuns devido ao dano nos vasos sanguíneos e tecidos ao redor da articulação.

Instabilidade

O joelho costuma estar completamente “solto”

Perda de Mobilidade

Movimentos do joelho são extremamente dolorosos e limitados.

Diagnóstico

A história típica é após o acidente o paciente ser levado até unidade de emergência pelo serviço de resgate, deitado na prancha dos bombeiros ou SAMU. O ortopedista observa a gravidade e intensidade dos sintomas, avalia a parte vascular (de preferência junto a um cirurgião vascular) e solicita exames de imagem (mais comum é a radiografia).

A radiografia mostra o desencaixe ósseo e quanto os ossos estão afastados um dos outros além do que seria esperado.

luxação no joelho mostrando múltiplos ligamentos lesionados

Tratamento da Luxação no Joelho

Redução Imediata

O primeiro passo no tratamento de uma luxação no joelho é a redução articular, ou seja, realinhar os ossos. Este procedimento deve ser realizado por um ortopedista experiente (de preferência um especialista em cirurgia do joelho ou trauma), frequentemente sob sedação ou anestesia.

Imobilização e cirurgia inicial (de emergência)

Após o alinhamento da articulação o joelho é avaliado quanto a sua estabilidade. Se for observado boa estabilidade é possível mante-lo com um gesso até a investigação pormenorizada pelo especialista. Entretanto, caso seja visto instabilidade do joelho após a redução, a fixação cirurgia é imperativa, normalmente com o fixador externo.

Cirurgia definitiva

A cirurgia definitiva vai depender de quantos e quais ligamentos estão machucados, o grau de instabilidade, idade do paciente, grau de atividade física e outras leões associadas.

Frequentemente são necessárias mais que um tempo cirúrgico (mais de uma cirurgia) para reconstruir todas as estruturas.

Prevenção da Luxação no Joelho

Fortalecimento Muscular

Fortalecer os músculos ao redor do joelho, especialmente os quadríceps e isquiotibiais, ajuda a estabilizar a articulação e prevenir luxações.

Uso de Equipamentos de Proteção

Em esportes de alto impacto, o uso de joelheiras e outros equipamentos de proteção pode reduzir o risco de lesões.

Treinamento Adequado

Praticar técnicas adequadas e evitar movimentos bruscos ou perigosos durante atividades físicas pode prevenir luxações.

Condicionamento Físico

Manter uma boa condição física geral, com exercícios regulares e uma dieta saudável, contribui para a saúde das articulações e reduz o risco de lesões.

Conclusão

A luxação de joelho é um trauma de alta energia, considerado uma emergência ortopédica e frequentemente associada a múltiplas leões ligamentares e outras estruturas. Caso seja observado alguém com deformidade visível do joelho a melhora coisa é chamar o SAMU ou os bombeiros, não deve-se alinhar o membro sem ter o preparo específico, pois poderia trazer consequências piores como uma possível lesão arterial.

Referência bibliográfica

  1. https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/21633-patellar-dislocations#:~:text=A%20“dislocated%20knee”%20involves%20the,relative%20to%20the%20other%20bone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta.
Agende uma consulta