Pular para o conteúdo

Pubalgia: Causas, Sintomas e Tratamentos

A pubalgia refere-se a dor na região do púbis, a região mais anterior e central do osso da bacia. Normalmente relaciona-se a atletas e praticantes de atividades física. A boa notícia é que a grande maioria dos pacientes melhoram com repouso relativo por alguns meses e para acelerar esse processo existem tratamentos específicos que detalharei a frente.

na imagem da esquerda em vermelho vemos a região afetada pela pubalgia e na imagem da direita a parte anatômica.

O Que é Pubalgia?

A pubalgia é a inflamação na região do púbis, onde os músculos do abdômen se inserem e originam-se outros músculos que vão para em direção a coxa. Frequentemente vista em corredores, praticantes de futebol ou outros esportes que envolvem arrancada e pulo. Existe uma relação direta a fraqueza dos músculos abdominais.

Causas da Dor no Púbis

As principais causam são:

  1. Esforço Físico Repetitivo: exercícios de alta intensidade como chute, corrida e mudanças de direção.
  2. Desequilíbrios Musculares: muito frequente no brasil devido a popularidade do futebol, nessa situação é frequente vermos a musculatura do quadríceps bem desenvolvida enquanto a musculatura do abdômen nem tanto, levando a um desequilíbrio muscular.
  3. Falta de Aquecimento: sempre devemos realizar aquecimento entre 10-15 minutos antes de realizar atividades esportivas, isso ajuda não só na pubalgia como uma série de condições como por exemplo lesão do ligamento cruzado anterior, lesão muscular, tendinite patelar.
  4. Problemas Anatômicos: dismetria entre os membros inferiores (diferença no comprimento das pernas), podem sobrecarregar a região púbica, contribuindo para a pubalgia.
  5. Lesões Anteriores: Lesões prévias na pelve ou coxa podem tornar a área mais vulnerável, aumentando o risco de desenvolver pubalgia.
  6. Impacto femoroacetabular: proeminências ósseas na região do quadril e/ou do fêmur podem gerar impactos que indiretamente sobrecarregam a região do púbis.
pubalgia por impacto femoro acetabular
Conseguimos ver proeminência do osso da bacia (primeira figura), proeminência do osso do fêmur (figura do meio) e proeminência combinada (figura 3).

Sintomas da Pubalgia

A intensidade e frequência dos sintomas podem variar desde leve a intensa, bem como a duração.

  • Dor na Região do Púbis: na região central e anterior da bacia, além disso pode haver irradiação para a coxa ou parte inferior do abdômen. Normalmente agravada pela atividade física e melhora com o repouso relativo.
  • Sensação de Queimação: muitos pacientes relatam sensação de queimação na região.
  • Dificuldade de Movimentação: o principal é a flexão do quadril, ou seja, elevação do joelho.
  • Dor Durante ou Após o Exercício

Diagnóstico da Pubalgia

O diagnóstica inicia-se com a consulta ortopédica onde será traçados possíveis diagnósticos seguido pelo exame físico. Muito importante descartar outras situações que podem ter sintomas semelhantes como hérnia inguinal. Nesse momento o ortopedista irá entender as situações que causam e/ou agravem a inflamação para orientar um tratamento mais eficiente.

  • Ultrassonografia: consegue avaliar parte muscular e descartar possíveis hérnias inguinais.
  • Ressonância Magnética: exame padrão ouro. Ela avalia tanto a parte articular quanto muscular e óssea. Todavia é um exame mais caro.
  • Radiografia: solicitada para descartar alterações ósseas.

Tratamentos para Pubalgia

O tratamento varia conforme a causa, intensidade e duração dos sintomas, atividade esportiva envolvida. A grande maioria dos pacientes melhora com o tratamento conservador, ou seja, sem necessidade de cirurgia.

  1. Tratamentos Conservadores:
    • Repouso: evitar as atividades que sobrecarreguem essa região ou acentuem a dor. Realizar repouso adequado entre as atividades esportivas.
    • Aplicação de Gelo: aplicar gelo 15-20 minutos 3x ao dia ajuda na dor e controlar o processo inflamatório.
    • Uso de Anti-inflamatórios: existem diversas opções e deve ser prescrita pelo médico ortopedista.
  2. Fisioterapia:
    • Exercícios de Alongamento e Fortalecimento: o fisioterapeuta é a melhor pessoa que consegue orientar exercícios específicos para melhorar o alongamento da musculatura específica envolvida bem como fortalecimento muscular.
    • Técnicas de Liberação Miofascial: alivia as tensões musculares resultando em alívio rápido das dores.
  3. Terapia por Ondas de Choque:
    • um tratamento avançado realizada pelo ortopedista no próprio consultório, apresenta resultados bem satisfatórios.
  4. Infiltração de Corticosteroide:
    • Casos refratários a outros tratamento, sendo mais utilizado para atletas profissionais.
  5. Cirurgia:
    • A cirurgia é indicada apenas em casos graves e refratários ao tratamento conservador. Geralmente, ela envolve a reparação dos músculos ou tendões afetados.

Tratamento de Pubalgia

TratamentoIndicado ParaEficáciaConsiderações
RepousoTodos os graus de pubalgiaAltaEvitar atividades físicas intensas.
Aplicação de GeloDor e inflamaçãoAltaAplicar 15-20 minutos várias vezes ao dia.
Anti-inflamatóriosInflamação moderada ou intensaModerada a AltaUso sob orientação médica para evitar efeitos colaterais.
FisioterapiaCasos leves a moderadosAltaEssencial para fortalecer e alongar a musculatura.
Terapia por Ondas de ChoqueInflamação persistenteModerada a AltaDeve ser realizada por médico qualificado.
CirurgiaCasos graves e refratáriosAltaRecurso final para recuperação em casos graves.

Prevenção da Pubalgia

Existem boas práticas que devem ser realizadas por todos, inclusive ajuda a evitar outros problemas ortopédicos.

  • Aquecimento Adequado: Realizar um aquecimento antes dos exercícios diminui o risco de lesões e prepara a musculatura para aguentar maiores sobrecargas.
  • Fortaleça os Músculos do CORE: constituído pela musculatura abdominal, do quadril e das coxas.
  • Alongamento Regular: músculos bem alongados diminuem a sobrecarga nas articulações e ajuda a prevenir a lombalgia.
  • Gesto Esportivo Adequado: o movimento adequado ajuda a evitar sobrecargas/lesões.
  • Evitar Aumento Abrupto da Intensidade: respeite os limites do seu corpo e treine com supervisão.

Considerações Finais

A pubalgia trata-se de uma condição inflamatória e dolorosa que atrapalha o desempenho esportivo, já em situações mais avançadas pode incomodar mesmo nas atividades de vida diária. O tratamento adequado possui alta taxa de sucesso porém nem sempre melhora na velocidade esperada, algumas vezes pode se arrastar por meses.

No Instituto Protta contamos com a terapia por ondas de choque, um tratamento avançado com altas taxas de sucesso. Uma ótima opção antes de tentar um procedimento cirúrgico.

Referência bibliográfica

  1. Drager J, Rasio J, Newhouse A. Athletic Pubalgia (Sports Hernia): Presentation and Treatment. Arthroscopy. 2020 Dec;36(12):2952-2953. doi: 10.1016/j.arthro.2020.09.022. PMID: 33276883.
  2. Ross JR, Stone RM, Larson CM. Core Muscle Injury/Sports Hernia/Athletic Pubalgia, and Femoroacetabular Impingement. Sports Med Arthrosc Rev. 2015 Dec;23(4):213-20. doi: 10.1097/JSA.0000000000000083. PMID: 26524557.
Agende uma consulta.
Agende uma consulta