Tendinite da pata de ganso

A tendinite da pata de ganso é uma inflamação frequente que gera dor na região de dentro do joelho. Nessa região se insere três tendões sartório, semi-tendineo e grácil. Dessa forma a principal função dos tendões da pata de ganso (ou anserina) é promover estabilidade rotacional e secundariamente ajudar no movimento de dobrar o joelho. 

Em vermelho vemos onde é o local da dor na tendinite da pata de ganso
Local da dor na tendinite da pata de ganso

Quando há tendinite da pata de ganso os sintomas podem varias de leve desconforto na região interna do joelho até dor intensa que limita a prática esportiva. O diagnóstico e tratamento precoce ajuda a resolver o processo inflamatório de forma mais efetiva e rápida. 

Importante não confundir com a tendinite do tendão patelar

Causas de fatores de risco

A tendinite da pata de ganso frequentemente está associada ao aumento da intensidade dos treinos e busca por performance. Outros fatores incluem sobrepeso, desequilíbrio muscular, repouso inadequado, pisos irregulares, calçados inadequados e gesto esportivo errado. Quase sempre está relacionada a movimentos de correr e pular. 

O círculo em vermelho mostra a tendinite na pata de ganso e onde os tendões se inserem
Anatomia mostrando a inserção dos tendões

Quadro clínico da tendinite da pata de ganso

O principal sintomas é a dor na região interna do joelho na inserção dos tendões junto a tíbia. Normalmente a dor piora após atividades físicas como correr, subir/descer escadas, pulos e chute. Além disso dor a palpação e inchaço podem estar presentes. Os sintomas tendem a melhorar quando o paciente realiza repouso ou faz aplicação de bolsa de gelo no local (entre 15-20 minutos). 

Diagnóstico da tendinite da pata de ganso

Em uma consulta médica com o ortopedista baseado na história relatada somada ao exame físico pode realizar tranquilamente esse diagnóstico sem a necessidade de exames complementares. Entretanto quando há dúvida alguns exames complementares podem ser solicitados. Um dos diagnósticos diferencias que precisa ser realizado é com a fratura por estresse (ou sobrecarga), frequentemente atingindo os atletas que fazem corrida e pulo, como crossfit, basquete, corrida e vôlei.

Tratamento da tendinite da pata de ganso

O tratamento sempre segue o diagnóstico e inicia-se por repouso relativo, aplicação de gelo na região, evitar os exercícios que causem dor e sobrecarga nesses tendões e o uso de anti-inflamatórios. Quando a melhora não acontece na primeira ou segunda semana a fisioterapia e acupuntura são opções para auxiliar na melhora dessa condição. 

Em casos refratários ao tratamento o ortopedista pode realizar infiltração com corticóide. Além disso ele pode incluir a terapia por ondas de choque com chance elevada de sucesso. 

Existe cirurgia para tendintie da pata de ganso ? Sim, todavia são casos muito raros onde ocorre a falha do tratamento conservador. 

Prevenção da tendinite da pata de ganso

A forma mais eficaz de prevenir a inflamação desses tendões é através do fortalecimento, equilíbrio e alongamento muscular adequado somado ao gesto esportivo correto, intervalo de descanso entre os treinos para reparação tecidual, correção de movimentos inadequados e evolução gradativa e supervisionada dos treinos. 

Resumo sobre tendinite da pata de ganso

Uma condição dolorosa na região interna do joelho normalmente relacionada a sobrecarga, os sintomas não costumam ser muito intensos e incapacitantes, na grande maioria das vezes responde bem ao tratamento conservador. Compreender as causas e corrigi-las são primordiais para evitar a recorrência e agravamento do quadro. Somado a isso fortalecimento, alongamento, equilíbrio muscular e peso adequado ajudam bastante. 

Perguntas e respostas

Na cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior utiliza os tendões da pata de ganso ?

A resposta é sim, na maioria das reconstruções do ligamento cruzado anterior utilizamos os tendões dos músculos semi-tendíneo e grácil. Essa é a técnica atualmente mais usada nos dias de hoje, todavia vale ressaltar que existem outros tendões que podem ser usados na reconstrução do ligamento cruzado anterior como por exemplo: fibular longo, tendão quadriceptal e tendão patelar.

Você também pode se interessar por lesão do ligamento cruzado anterior, lesão de menisco ou condromalácia patelar

O que é tendinite anserina ?

Tendinite anserina também é conhecida como tendinite da pata de ganso, ou seja, uma inflamação localizada na região interna dos joelhos, onde se inserem os músculos: semi tendíneo, grácil e sartório.

Dor interna no joelho, o que pode ser ?

A dor interna no joelho tem diversas causas como:

  • tendinite da pata de ganso
  • lesão no menisco medial
  • sobrecarga, especialmente relacionada a exercícios de impacto
  • lesão do ligamento colateral medial
  • fratura por estresse

Tendinite joelho, quais são elas ?

No joelho basicamente temos 3 tendinites

  • pata de ganso – inserção dos músculos que vem da bacia e se inserem na região interna da tíbia
  • tendinite patelar – tendão que conecta a patela até a tíbia
  • tendinite quadriceptal – musculatura da coxa quando se insere no polo superior da patela

Joelho doendo na região de dentro, o que pode ser ?

Uma das causas, especialmente quando não existe trauma associado na história, é a tendinite da pata de ganso ou anserina. Normalmente a dor está presente após atividade física, melhora com repouso e gelo. Em quadros mais intensos ou sintomas persistentes, um especialista em joelho deve ser consultado.

Referência bibliográfica

  1. https://aidyourtendon.com/tendinitis-injuries/knee-tendonitis/pes_anserine_tendonitis.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *