Cirurgia do Menisco do Joelho

Nesse texto Dr Thiago Protta especialista em menisco e cirurgia do joelho explica o passo a passo da cirurgia.

A cirurgia do menisco é indicada para pessoa que tem dor e limitação funcional devido a lesões nessas estruturas que funcionam como amortecedores e estabilizadores do joelho. Existem o menisco medial que fica na região interna do joelho e o menisco lateral que fica na região de fora. Eles tem um formato semelhante a letra “C” e a consistência deles lembra a de uma borracha. As lesões podem ser resultantes de atividades esportivas, traumas ou degeneração natural associada ao envelhecimento.

Cuidados pré operatórios

Antes do ato cirúrgico, é realizada uma preparação cuidadosa que inclui exame físico e de imagem para avaliar o estado do menisco, estruturas adjacentes e traçar o plano cirúrgico. Basicamente existem duas opções de tratamento: a preservação do menisco através de suturas ou a meniscectomia (remoção de parte dele).

O processo cirúrgico

A cirurgia do menisco é geralmente realizada através de artroscopia, um método minimamente invasivo que utiliza uma câmera e instrumentos especiais inseridos através de pequenas incisões na pele (portais medial e lateral). Essa técnica permite uma grande precisão cirúrgica e permite que o cirurgião consiga realizar o plano traçado.

A meniscectomia (retirada de parte do menisco) é um procedimento rápido que dura em torno 10-30 minutos, o cirurgião identifica a lesão e a remove, sempre tentando preservar o máximo de menisco saudável e estável. 

A sutura meniscal é uma cirurgia mais complexa, através de suturas o cirurgião tenta preservar as partes mais importantes do menisco. 

Por não sutura sempre o menisco já que preserva ele? Nem sempre é indicado a sutura. Veja as indicações.

  • Pacientes jovens
  • Lesões mais agudas
  • Tamanho da lesão entre 1-2 cm (preferencialmente)
  • Zona mais vascularizada (periférica)
  • Lesão lineares (por exemplo – longitudinal)
  • Joelhos estáveis (ligamentos íntegros ou que serão reconstruídos no mesmo tempo)
  • Bom alinhamento dos membros inferiores

Obs: todas essas condições devem ser avaliadas de forma criteriosa para enfim traçar o plano cirúrgico. 

Recuperação Pós-Cirúrgica

Meniscectomia: após a raspagem do menisco a recuperação costuma ser rápida, já é possível pisar no chão no mesmo dia, sendo necessário auxilio de muletas pelo período entre 1-2 semanas. Retorna a prática esportiva após 3 semanas em média.

Sutura meniscal: necessita de uma reabilitação mais cuidadosa até existir boa estabilidade da região que foi suturada. Normalmente são 4 semanas sem apoiar o pé no chão e ganho progressivo do arco de movimento do joelho. Atividades de baixo impacto podem ser realizadas a partir da 4-6 semana e somente após 4 meses são iniciadas as com maior impacto. Retorno as atividades que tem movimento rotacional do joelho necessitam de 6 meses de pós operatório.

Uma boa fisioterapia é essencial para o paciente conseguir atingir as metas estabelecidas e prevenir possíveis complicações.

Conclusão

O objetivo da cirurgia do menisco é o alivio da dor e restauração da funcionalidade do joelho, permitindo ao paciente retomar um estilo de vida ativo e confortável. É essencial a harmonia entre paciente, cirurgião e fisioterapeuta para se atingir um bom resultado. 

O primeiro passo é consultar um ortopedista experiente para discutir suas opções e expectativas cirúrgicas. Uma comunicação clara e aberta é fundamental.

Para informações mais detalhadas sobre a cirurgia do menisco e como ela pode lhe beneficiar, entre em contato com nosso consultório e agende uma consulta.